sábado, 6 de setembro de 2008

Louca

Olha só: eu acho que tenho problemas mentais. É a conclusão que chego ao pensar que sou incapaz de me sentir satisfeita "enquanto ser humano" (credo!) se não estou produzindo, sendo útil, fazendo algo, enfim, me mexendo. De outro lado, meu corpo pede descanso, cama, sono, edredon, relógio esquecido, despertador desligado.
Há que viva do dinheiro alheio (meaning: não produzido por seu próprio esforço) e se sinta plenamente feliz e durma tranquilo, como se fosse perfeitamente aceitável e natural não produzir coisa alguma.
E eu, a máquina loira produtora de ácido estomacal, sigo me angustiando.
Quando eu me proponho a descansar, a não fazer nada, sempre me justifico com o excesso de trabalho, com a estafa iminente, com o estômago diagnosticando o stress, ou seja, como se descansar fosse apenas recompensa e não uma possibilidade natural da vida.
Por mais que eu esteja à beira de um colapso, sempre penso que poderia estar fazendo outra coisa ao invés de dormir. Eu costumo dizer eu tom de revolta: "foda-se, vou descansar!", como se carregasse uma bandeira anarquista, como se fosse um grande ato subversivo, como se descansar fosse um feito heróico!
Por que, diabos, eu sou assim? E, por que, sabendo que isso é uma disfunção psicológica, eu não consigo mudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Lu, querida, sem querer incentivar a veia workaholic que existe em ti, devo admitir que também sou assim: sempre penso que poderia fazer alguma coisa ao invés de estar dormindo. Me sinto realizada produzindo... E mais: além de não conseguir entender, tenho profundo descaso por pessoas que não fazem nda e vivem (felizes) com o $ alheio (ou, como foi bem esclarecido, $ que não foi auferido pelo próprio esforço). Acredito sinceramente que a gratificação pessoal é diretamente proporcional ao esforço mental empreendido, conseqüentemente, físico.
Por outro lado, é claaaaaro que devemos respeitar o nosso corpo, que nem sempre acompanha a nossa mente cheia de projetos frenéticos e obrigações que queremos cumprir pra ontem.
Acho que o segredo está em saber lidar com esse sentimento que, ao meu ver, é sublime. O descanso é, afinal, uma recompensa sim, e, dessa forma (apenas dessa forma), é uma possibilidade natural da vida.
Beijos da tu admiradora (não secreta),

aninha

Luciana F. disse...

bah, aninha, te entendo, mas eu ando cansada pra cacete e não tô me permitindo desacelerar....estou obssessiva por produzir coisas....até hoje eu não li o domenico de masi porque tenho preconceito quanto ao ócio....viu como sou louca? agora, por exemplo, estav consltando meu oráculo "paixão por vencer", do querido jack, meu ídolo....mas olha só, estou melhorando, vou voltar a tocar violão ou piano pra desopilar...música é remédio (sorte que meu darling me entende, senão já viu)...volta sempre, querida!