quarta-feira, 23 de julho de 2008

Seu neocortex é de chantilly? Azar o seu!!!!

"O homem perde poder quando se compadece. Através da perda de força causada pela compaixão o sofrimento acaba por multiplicar-se. O sofrimento torna-se contagioso através da compaixão; sob certas circunstancias pode levar a um total sacrifício da vida e da energia vital. (...) Essa é uma primeira perspectiva; há, entretanto, outra mais importante. Medindo os efeitos da compaixão através da intensidade das reações que produz, sua periculosidade à vida mostra-se sob uma luz muito mais clara. A compaixão contraria inteiramente lei da evolução, que é a lei da seleção natural." (Nietzsche, num trecho de O Anticristo)
Estou realmente cansada de ser conivente com a mediocridade.
A gente estuda, aprofunda, faz treinamento, coaching, psicanálise, se esforça pra cacete e ainda tenta passar a noção das benesses do desenvolvimento intelectual às pessoas. Pra que? Me diz! Tem gente que está predestinada a ser obtusa. Será que existem workshops para treinar mulas e eu os desconheço?
O fato é que não é possível tolerar o desinteresse pelo desenvolvimento mental, a inércia cerebral, a fraqueza dos seres que, de humanos, só têm a aparência. Não aguento essa opção pela simplicidade mental, pela facilidade da resposta enlatada, pela falta de profundidade e, principalmente, pela insignificância - diante da vastidão de um mundo todo à disposição.
Por que as pessoas não se interessam em ter interesse por algo relevante? Por que as pessoas não lêem mais, não estudam mais, não ouvem músicas mais elaboradas, não param de ver novela, não deixam de construir alicerces de burrice, ao invés de cultivar pensamentos mais elevados?
Eu acabo de receber um spam com notícia de um show de axé music! O que está ocorrendo no mundo? Alguém, hoje em dia, ouve alguma coisa que não seja cantada por alguem rebolando? Alguém lê alguma coisa que não seja nome de celebridade em legenda de foto?
Pessoas de 25 anos estão mais burras do que nunca! E possuem nível superior! Eles desconhecem História, Filosofia, Literatura, Música! Peça suas opiniões sobre política, economia ou negócios e você vai entender o que digo (só tome um ansiolítico antes, recomendo). Ah, e se pedir por escrito, é melhor garantir-se com alguma droga mais pesada, pois o susto será grande!
Não estou exigindo super-homens, mas apenas que sejam bons em alguma coisa que lhes justifique a existência!
Eu estou sofrendo por culpa da minha própria tolerância.
Mas agora basta.

Nenhum comentário: