terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Limão na Coca

Você tem, basicamente, três opções quando o garçom traz o copo já com limão e gelo sem você ter pedido (e sem ele ter perguntado se você assim o queria):
1 - você se enfurece e já manda o coitado dar a volta e trazer um copo sem nada, pois onde já se viu, você odeia limão na Coca e é um absurdo que essas coisas aconteçam, só no Brasil mesmo, que falta de organização, deve ser um problema cultural, não se respeita nada nesse país mesmo. Nesse ponto, seus níveis de cortisol já subiram e você aproveita pra lembrar do stress que é a sua vida e como seria bom ganhar na mega-sena e poder frequentar um lugar onde garçons não servissem desvairadamente copos com gelo e limão...
2 - você deixa por isso mesmo e toma a Coca com limão, mesmo não gostando disso, porque a vida é assim mesmo, a gente aguenta cada coisa, a essas alturas, o que é uma rodelinha de limão, o sofrimento da no mesmo, pra que reclamar, nada muda mesmo, tem tanto problema pra resolver, melhor ir deixando que as coisas se resolvam, daria bem pra se acostumar com o gosto do limão na Coca, apesar de não ser bem esse gosto que você deseja quando sorve os goles do refrigerante. Bom, com a latinha quase vazia já nem vale a pena mais pedir pra trocar o copo e afinal de contas, pra que se incomodar por uma vontade besta dessas, ninguém morre porque não sentiu o gosto que queria e a fluoxetina taí pra isso mesmo, e você se neutraliza...
3 - você percebe que o copo chegou de forma diversa da que você queria e pede para que o garçom faça a gentileza de trocá-lo ou, ao menos, tirar o limão. Tranqüilamente, você transcende o amargo que o ameaçava. Você sabe que não pode abrir mão de sentir o que primeiramente e verdadeiramente se propôs e que tirar o limão do copo é bem simples quando se está com foco no gosto da Coca, sem intermediários. Você nem cogita aceitar o limão, pois seus princípios não lhe permitem que o faça. Você, na verdade, nem pensa nisso, já que seu condicionamento lhe arranca do momento problemático. Você nunca precisará sentir o gosto do limão na Coca simplesmente porque esta é sua vontade.
Bom, é provável que todo mundo tenha passado alguma vez na vida por uma das três possibildades. Se não foi com o limão na Coca, foi com a azeitona na empada, como a cereja no chocolate. Qualquer caroço no angú que se preze, inspira alguma reação.
A questão, contudo, reside na escolha. Em princípio, parece complicado. Até porque reação emocional é normalmente instintiva. Mas, agora, lhe pergunto o seguinte: em que estágio evolutivo seu cérebro está? Responda isso e soluções surgirão. Ou é isso ou é aceitar o limão na Coca, não é mesmo?

Nenhum comentário: