quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Treinamento necessário

Estava agora observando uma discussão e me dei conta de que as pessoas, de fato, são responsáveis por sua própria felicidade. Eu não sei vocês, mas problema sério de verdade, pra mim, se resume a duas coisas: doença ou morte de gente querida. Fora isso, tudo é solucionável. Mas é interessante que, muitas vezes, as circunstâncias nos levem a um estado de cegueira emocional/intelectual, a ponto de diminuírmos vertiginosamente nossa capacidade analítica e darmos lugar à comodidade do instinto. Estou falando de instintos primitivos de raiva, medo, acomodação, etc. Enfim, tudo que poderia ser superado com alguma dose de sangue frio ou pensamento mais elevado, mas que nossa evolução ainda precária insiste em manter aceso. Sei que é dificil. Seguidamente me recrimino por agir impulsivamente ou inadequadamente. Contudo, há que se policiar - não apenas tolher-se, mas moldar-se, caso necessário. Há que se agir em prol do bem maior, sempre. Há que se lutar pelo resultado mais benéfico e não pelo mais fácil. Há que se levantar da queda, ainda que se necessite de apoio. Há que se admitir as fraquezas e tentar superá-las. Há que se desvincular da pequenez de foco e olhar de longe e do alto. É treinamento constante, eu sei. Mas, como cada um é responsável pelo seu próprio destino, é dever de todos manter estado de alerta para possíveis escorregões na mediocridade emocional/intelectual. Então, lembrem-se de sempre elevar os pensamentos - ainda que para tanto haja algum desconforto. E se houver, garanto, é passageiro.

Nenhum comentário: