quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Pra pensar

Eu devo ser coerente com o que exatamente? Pensei e não estou bem certa da resposta. Se a coerência mutila, como disse uma amiga minha, não me parece boa coisa. Talvez o que mutile seja a coerência com coisa diversa do que está dentro. Porque, se nossos atos convergem a valores não nossos, a coerência, de fato, é inútil. Pior, é tirânica. A única coerência que me parece razoável é a que liga nossas ações a nossas próprias valorações dos fatos. Daí, por outro lado, tenho a impressão que nasce a controvérsia. Sim, porque como nossas valorações raramente encontram paralelo no mundo externo e como a mente do outro é, de modo geral, indevassável, é natural que suspeitemos da coerência alheia. Enfm, pra pensar...

5 comentários:

Djegovsky disse...

Com esse teu post lembrei de uma frase sobre coerência, que li recentemente em um livro. Mas como não tenho o livro em mãos, escreverei numa outra oportunidade. Na verdade o objetivo primordial desta mensagem foi retribuir a visita no meu blogue.

abracinho, diegs
Voltarei com a frase em breve.

Maísa Prates disse...

Lú, vc colocou exatamente o que eu estava sentindo no momento em que expressei aquela frase. Porém retirei esta citação do Luís Fernando Verissímo que se enquadra melhor no contexto geral.
"Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos."
Enfim, como vc disse...pra pensar!!!
Bjs

Luciana F. disse...

eu, lamentavelmente, conheço a mórbida coerência dos lúcidos...aplico-a, e com ela convivo por obrigação...meus parâmetros são, certamente, diversos (loucos?) - acho que estou em tempo e lugar errados...

Anônimo disse...

COLEGA...vc eh e eh,,,alem do q desejamos ....anonimos e presentes....em nossos mais secretos desatinos...deliciosa...linda....e com tudo q vc quiser....foda eh se dedicar ao tudo isso q vc escreve...digo assim...por q vc faz da energia do seu dia a dia o q te faz ter toda essa inspiracao...q seu namorado seja o melhor namorado mundo....e q vc seja uma mulher feliz...ou em busca da felicidade...eterna e eleita...sem muita coerencia....mas com toda do mundo!!!...........nessas horas....ta publicado...se criar muita celeuma com o principe consorte...ou com muita sorte....apaga....mas quem mandou publicar um BLOG???

Luciana F. disse...

COLEGA BLOGUEIRO, OBRIGADA PELA INJEÇÃO DE ÂNIMO....HJ ESTAVA MESMO PRECISANDO....ABRAÇO