quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Impulso (análise a pedido)

impulso[Do lat. impulsu.] Substantivo masculino. 1.Ato de impelir; impulsão, impulsação. 2.V. ímpeto (2). 3.Abalo, estremeção. 4.Fig. Estímulo, incitamento, instigação. 5.Eletrôn. Pulso (4). 6.Fís. V. momento1 (6). 7.Fís. Impulsão (2).

Que bicho é esse que deixa as pessoas assim tão 8 ou 80? Fui instigada a escrever mais sobre a questão do impulso. Feedback dos e para os amigos leitores, fazer o quê.
Eu tenho que o impulso é a reação da parte primitiva do cérebro. Aquela que, quando não éramos bípedes, comandava todas as nossas ações - do nascimento à morte. Ocorre que a evolução, ao passo que nos deu inteligência analítica e raciocínio lógico, não nos tirou o instinto básico. Esse ímpeto, pelo qual muitos já morreram, muitos já amaram, muitos já desistiram e tantos outros já enloqueceram. Para o bem ou para o mal, o impulso, em certo ponto, nos tira da zona de conforto. O consolo é que nunca as conseqüências são mornas ou passam desapercebidas. Há sempre um rastro de tornado. Ou destrói ou limpa. Enfim, como não podemos nos livrar da ocorrência do impulso (a não ser que optemos por levar uma vida de vegetal), é melhor darmos-lhe livre passagem. Nunca se sabe o que de bom ele pode nos trazer. E como diz a minha amiga dos investimentos: dane-se o mundo.

Nenhum comentário: